Categoria criada para os cursos da Secretaria de Estado de Defesa Civil

PRODEC - PROGRAMA DE REGISTRO DE OCORRÊNCIAS EM DEFESA CIVIL

O PRODEC é um sistema do tipo cliente-servidor, desenvolvido para a plataforma web utilizando linguagem PHP e banco de dados mysql.

O objetivo do PRODEC é fornecer aos Órgãos de Defesa Civil Municipais uma ferramenta "On Line" para registro de suas ocorrências diárias, possibilitando o registro do Relatório Fotográfico, bem como o georeferenciamento de suas ocorrências e a produção de Mapas e Estatísticas de seus atendimentos.

Considerando que a maioria dos municípios carecem de recursos para seus respectivos Órgãos de Defesa Civil, o PRODEC preenche uma parte dessa lacuna, dando condições aos Municípios de gerarem uma série histórica de ocorrências na Área de Defesa Civil e em contrapartida tornarão possível um planejamento aprimorado de ações por parte dos Órgãos de Defesa Civil em Nível Estadual e Nacional.

O PRODEC foi projetado para fornecer interfaces de gestão para os três níveis de atuação da Defesa Civil, fornecendo ferramentas e funções específicas de acordo com o nível em que o usuário esteja cadastrado.

Para usar o PRODEC, é necessário primeiro solicitar o cadastro e confirmar sua solicitação no e-mail informado no cadastro. Após a confirmação, nossos analistas entrarão em contato com o Gestor do Órgão para transmitir informações adicionais.

Autor Ten Cel Jorge

O Curso Sistema de Comando de Incidentes (SCI) tem por objetivos apresentar a  origem e a evolução do SCI e discutir seus princípios e características básicas, bem como sua aplicabilidade como ferramenta para gestão de resposta aos desastres em nosso contexto; descrever  as funções e atribuições dos componentes da estrutura do SCI; apresentar as principais agências que podem ser acionadas; Ilustrar o processo de gerenciamento de recursos do SCI e os procedimentos a serem adotados e seus formulários.

Este curso tem por objetivo capacitar agentes e coordenadores de defesa civil, voluntários e cidadãos da sociedade, comprometidos com as ações humanitárias para que atuem no gerenciamento da rotina de um abrigo temporário.

Aborda o acionamento, mobilização, e o gerenciamento de abrigos temporários para o acolhimento de cidadãos desalojados ou desabrigados. Sua abordagem, vai além das medidas estruturais e administrativas, e versa ainda sobre os direitos sociais, atenção psicológica e a atenção à saúde das vítimas de um desastre durante o período de permanência no abrigo. Por fim, orienta como desmobilizar o abrigo temporário minimizando os traumas às famílias desabrigadas.