Bombeiros do Rio realizam atividades educativas com crianças em tratamento no INCA

Terça, 09 Abril 2024 18:41

Ação promovida pela corporação visa educar e entreter pequenos pacientes

Nesta terça-feira (09.04), o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), em parceria com o INCAvoluntário, promoveu uma série de atividades para levar educação e entretenimento para crianças e adolescentes em tratamento oncológico. A ação aconteceu pela parte da manhã no Instituto Nacional de Câncer (INCA), onde os militares interagiram com cerca de 30 pequenos pacientes e seus responsáveis na sala de recreação da unidade de saúde, localizada na Praça da Cruz Vermelha, no Centro.

Durante a visita, os bombeiros utilizaram uma linguagem acessível para falar sobre a profissão, cuidados básicos e primeiros socorros. Demonstraram como é feita a manobra de desengasgo, falaram sobre mitos relacionados às queimaduras na pele por fogo e água viva, proporcionando momentos de aprendizado e descontração às crianças em meio ao ambiente hospitalar.

O secretário de Estado de Defesa Civil e Comandante-Geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro, destacou a importância da iniciativa conjunta com o INCAvoluntário, área social do instituto.

"Essa ação promovida pela corporação visa não apenas educar, mas também levar alegria e entretenimento para as crianças em tratamento oncológico. É gratificante poder proporcionar momentos de aprendizado e descontração, contribuindo para o bem-estar desses pequenos pacientes", afirmou.

Um dos momentos mais marcantes foi a entrega de brindes para a criançada. Todas ficaram com um sorriso no rosto ao receber a camisa e o boné de bombeiro mirim. Parceiro do CBMERJ nesta ação, o INCAvoluntário é a área social do Instituto Nacional de Câncer (INCA), cuja missão é promover a humanização do tratamento oncológico.

“A visita dos bombeiros gerou momentos de aprendizado e diversão, animando a rotina dessas crianças e adolescentes, que, como a de todo paciente oncológico, é bastante desafiadora. Agradecemos a iniciativa do CBMERJ, essas ações são sempre muito bem-vindas!”, declarou Juliana Ferrari, supervisora da área de voluntariado do INCA.

Foto: Ricardo Cassiano/CBMERJ