Escola de Defesa Civil promove Curso de Capelania Operacional em Desastres

Quarta, 17 Abril 2024 22:31

Capacitação tem foco em preparar voluntários a ajudar pessoas em sofrimento e desamparo

Nesta terça-feira (16.04), começou a terceira edição do Curso de Capelania Operacional em Desastres, promovido pela ESDEC - Escola de Defesa Civil, com uma aula síncrona e inaugural. A capacitação é voltada para atender às necessidades dos afetados direta ou indiretamente por situações de desastres.

O curso prepara voluntários a serem capelães, a oferecer suporte espiritual, psicossocial e emocional para pessoas em situação de vulnerabilidade, como aquelas que sofreram perdas ou estão em sofrimento. Foram abertas inscrições para 100 alunos no intuito de fomentar o valor da espiritualidade no conceito de saúde integral.

Os capelães podem atuar em três fases do desastre: antes, durante e após o evento. Antes do desastre, podem promover resiliência nas comunidades mais afetadas, principalmente aquelas que sofrem o impacto das chuvas sazonais. Durante o desastre, há a possibilidade de atuar em campo, em locais afetados, e após o desastre, podem visitar famílias e comunidades afetadas, promovendo reuniões religiosas e espirituais para ajudar as pessoas a enfrentar a situação crítica.

Através de palestras, informações nas comunidades mais afetadas, leituras bíblicas, louvores e literatura voltada para a espiritualidade, os capelães podem ajudar as pessoas a encontrar conforto e força em momentos difíceis. Eles desempenham um papel crucial em oferecer suporte emocional e espiritual aos afetados por desastres, ajudando-os a se recuperar e se reconstruir.

O Curso de Capelania Operacional em Desastres é uma oportunidade única para voluntários interessados em ajudar as pessoas em situações de crise. A ESDEC oferece uma formação completa e abrangente.