Projeto Importar-se atende militares do Sul do Estado

Terça, 19 Março 2024 14:38

Seção de Psicologia em Desastres do Corpo de Bombeiros RJ garante os cuidados com a saúde mental e com o bem-estar da tropa

A seção de Psicologia em Desastres do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) vai dar atenção especial às equipes que atuaram nas recentes ocorrências relacionadas às chuvas fortes, na região Sul do Estado.

Por quatro semanas, psicólogos, psiquiatras e assistentes sociais da corporação visitarão os quartéis do CBA III para acolhimento e escuta ativa com a tropa. A iniciativa faz parte do Projeto Importar-se, que tem como objetivo garantir os cuidados com a saúde mental e com o bem-estar dos bombeiros.

-O CBMERJ é pioneiro no cuidado preventivo e humanizado da saúde da sua tropa. A corporação acompanha seus militares antes, durante e depois dos desastres, dando voz e vez aos bombeiros e favorecendo a descompressão - afirmou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro.

O trabalho é desenvolvido por uma equipe multidisciplinar especializada que atua para minimizar possíveis impactos emocionais relacionados à atividade-fim dos bombeiros, tendo em vista o alto estresse inerente à profissão. A Seção de Psicologia em Desastres atua nas cinco fases do desastre, conforme preconiza a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDC): prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação.