•

Cosud 2024: Defesa Civil RJ fortalece cooperação entre estados em encontro sobre mudanças climáticas

Terça, 19 Março 2024 18:51

Ações conjuntas para enfrentar desafios regionais e globais foram debatidas nos dias de evento

A Secretaria de Estado de Defesa Civil do Rio de Janeiro (SEDEC-RJ) participou da edição de 2024 do Cosud - Consórcio de Integração Sul e Sudeste, realizado em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, de 29 de fevereiro a 02 de março. O evento, que reuniu representantes dos estados das regiões Sul e Sudeste, reafirmou o compromisso de cooperação e integração entre os governos e autoridades locais.

Criado em 2019, o Consórcio de Integração Sul e Sudeste (COSUD) visa fortalecer os laços entre os estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, que fazem parte dessas regiões do país, promovendo ações conjuntas em diversas áreas, incluindo a Defesa Civil. Nesta edição, o tema central do encontro foi a prevenção e resposta a desastres diante das mudanças climáticas, destacando a importância de estratégias integradas para lidar com esses desafios.

A comitiva do Estado do Rio de Janeiro, liderada pelo Subsecretário de Estado de Defesa Civil, coronel Marcio Romano, contou com a participação de outros representantes da SEDEC-RJ, como o coronel Cassio Capelli, o tenente-coronel Joelson Oliveira e o subtenente Denison.

O COSUD 2024 reforçou a necessidade de ações coordenadas e integração entre as agências de Defesa Civil, demonstrando o compromisso das autoridades presentes em trabalhar em conjunto para enfrentar os desafios regionais e globais relacionados aos desastres naturais e às mudanças climática.

"Nosso compromisso com a integração e ação conjunta é fundamental para enfrentarmos os desafios relacionados à Defesa Civil e às mudanças climáticas. O evento reforçou a necessidade de estarmos unidos e coordenados para garantir a segurança e bem-estar da população em situações de desastre. Seguimos trabalhando em conjunto para enfrentar os desafios regionais e globais e promover ações preventivas e eficazes." - declarou o Subsecretário de Estado de Defesa Civil do Rio de Janeiro, Coronel Marcio Romano.